A proposta deste livro é dar uma base aos profissionais que atuam na área para que consigam fazer uma análise crítica de suas empresas e estejam preparados para iniciar o processo de implantação de um sistema de gestão da inovação. No primeiro capítulo são apresentados os fundamentos da inovação. Conceitos importantes são definidos, como ciência, tecnologia, criatividade e inovação. Este capítulo traz ainda alguns indicadores do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação que apresentam a situação do Brasil em relação a outros países nas questões relativas aos investimentos financeiros, recursos humanos e produção científica e tecnológica. O capítulo seguinte trata de criatividade. É apresentada a relação entre criatividade e inovação e são discutidas diferentes maneiras de como aumentar a criatividade. O Capítulo 3 apresenta o processo de inovação nas empresas, desde o planejamento estratégico e indicadores até a implantação dos projetos de inovação. O tema cultura de inovação está no Capítulo 4. São enfatizados o papel das pessoas e do ambiente para transformar as organizações em empresas inovadoras, bem como uma metodologia para fazer o gerenciamento da mudança. Por fim, no Capítulo 5 há informações complementares sobre os temas abordados no livro. Além disso, são apresentados alguns sites interessantes com informações e curiosidades sobre o tema inovação. Livro-texto para a disciplina Gestão da Inovação dos cursos de Engenharia e de Administração. Obra de referência para empresários, executivos e profissionais especializados das áreas de inovação, de desenvolvimento de produto, de administração e de marketing que queiram implantar um sistema de gestão em suas empresas ou conhecer melhor o assunto.