O livro Formação docente: tendências, saberes e práticas é o resultado de múltiplos olhares sobre a formação de professores nos seus diferentes níveis e focagens em que são revisitados e recriados conteúdos da maior relevância, numa perspetiva de futuro mas com as raízes num passado, mais ou menos distante, que tem sido estudado, praticado, pesquisado e experienciado pelos seus autores [...] A construção inerente à ação de formar professores/educadores e formadores de formadores, profissionais da educação com identidades individuais e coletivas assumidas, com saberes e saberes-fazer próprios e específicos, com modos de ser e de comunicar pessoalizados, atravessa todos os capítulos deste livro [...] A sua leitura atenta permite ver claramente que os autores, incidindo sobre diferentes temas, passam em revista as suas práticas formativas e investigativas e as suas proposições teóricas à luz de novas propostas epistemológicas e de paradigmas mais inovadores e de maior complexidade e densidade. Sustentam essas proposições nas suas pesquisas e gostariam que elas servissem de fundamentação à sua - e à dos outros - ação docente, quer ao nível da educação infantil, do ensino fundamental e médio, quer ao nível da educação superior, nível este em que ocorre, de forma mais específica, a formação de educadores e professores que, por sua vez, terão a nobre missão de educar cidadãos esclarecidos, cultos, actuantes e responsáveis [...] Uma vez que a educação é um bem universal, embora contextualizado, foi desejo das organizadoras integrarem textos de autores estrangeiros, nomeadamente portugueses com os quais contactaram a propósito das suas pesquisas[...]. Isabel Alarcão e José Tavares