O modo como Noel Rosa criou uma obra de alta carga poética, articulando a coloquialidade da língua falada à musicalidade, é tratado com acuidade por Mayra Pinto. Na análise de suas canções, Mayra mostra como o tom coloquial, próprio do samba, se apoia em estrofes construídas com base em paralelismos poéticos, entoativos e rítmico-musicais. A única alteração nessa “fórmula” está na letra, que a cada estrofe descreve com mais detalhes a situação do locutor. Este livro é uma contribuição original ao estudo da obra de Noel Rosa e, ao mesmo tempo, à toda canção brasileira. SumárioAgradecimentosIntroduçãoCom que Roupa? – Nascimento do Compositor e Criação de um ParadigmaFiliação ao Samba do EstácioO Malandro com Humor e IroniaUma Poética do Samba: O Tom ColoquialA Voz Poética I – A TensãoO Sambista que Não É do MorroA Força do Argumento do SambistaO Fingimento: Reflexão & EncenaçãoA Voz Poética II – O Valor do SambaSamba: O Feitiço, a Oração e o ProblemaO Recado Lírico do Samba: A Polêmica com Wilson BatistaBrasil: Quem Dá Mais? & Quem Ganha Mais?Profissão: SambistaConclusãoReferências BibliográficasAnexos