"É homem", concluiu Graciliano Ramos ao cabo da leitura de O quinze, imaginando que o nome que aparecia na capa da obra fosse, na verdade, um pseudônimo. Mas não: tratava-se mesmo de Rachel de Queiroz, jovem professora e jornalista cearense, que, contando 19 anos, estreava em livro. Era 1930. A paisagem nordestina que mobiliza sua literatura aparece nos retratos de Quixadá (CE) e da Fazenda Não me deixes, temas da "Geografia Pessoal". Wilson Martins, Vilma Arêas e Heloisa Buarque de Hollanda analisam em "Ensaios" a obra da primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, enquanto Carlos Heitor Cony e Ary Quintella relatam em "Confluências" os seus encontros com a colega. Destaque-se ainda a publicação de trechos das memórias de Rachel, escritas com a irmã Maria Luiza e então inéditas."É homem", concluiu Graciliano Ramos ao cabo da leitura de O quinze, imaginando que o nome que aparecia na capa da obra fosse, na verdade, um pseudônimo. Mas não: tratava-se mesmo de Rachel de Queiroz, jovem professora e jornalista cearense, que, contando 19 anos, estreava em livro. Era 1930. A paisagem nordestina que mobiliza sua literatura aparece nos retratos de Quixadá (CE) e da Fazenda Não me deixes, temas da "Geografia Pessoal". Wilson Martins, Vilma Arêas e Heloisa Buarque de Hollanda analisam em "Ensaios" a obra da primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, enquanto Carlos Heitor Cony e Ary Quintella relatam em "Confluências" os seus encontros com a colega. Destaque-se ainda a publicação de trechos das memórias de Rachel, escritas com a irmã Maria Luiza e então inéditas.