Este “Volume Zero” enriquece a resposta para a pergunta “Quem foi queinventou o Brasil?”, feita por Lamartine Babo na marchinha “História do Brasil”,extraordinário sucesso do carnaval de 1934. Ele mesmo respondeu: foi seu Cabral,foram Ceci e Peri, foram Ioiô e Iaiá – os europeus, os indígenas, os africanos.Ou seja, foi o povo brasileiro.[…]Este novo trabalho de pesquisa mostra que a invenção do Brasil pela música é ainda mais antiga. Vem pelo menos desde a nossa formação como nação independente. Algumas das canções deste período foram produzidas nos palácios e instituições oficiais, mas a maioria nasceu nas ruas, ou seja, nos circos, barracas, senzalas, teatros, salões, rodas de boêmios, cafés-cantantes e chopes berrantes. Também no Império nossa música popular, cantando e brincando, buscou os caminhos para registrar os fatos do momento e expressar insatisfações e esperanças, muitas vezes trombando com os donos do poder. Franklin Martins Este “Volume Zero” enriquece a resposta para a pergunta “Quem foi queinventou o Brasil?”, feita por Lamartine Babo na marchinha “História do Brasil”,extraordinário sucesso do carnaval de 1934. Ele mesmo respondeu: foi seu Cabral,foram Ceci e Peri, foram Ioiô e Iaiá – os europeus, os indígenas, os africanos.Ou seja, foi o povo brasileiro.[…]Este novo trabalho de pesquisa mostra que a invenção do Brasil pela música é ainda mais antiga. Vem pelo menos desde a nossa formação como nação independente. Algumas das canções deste período foram produzidas nos palácios e instituições oficiais, mas a maioria nasceu nas ruas, ou seja, nos circos, barracas, senzalas, teatros, salões, rodas de boêmios, cafés-cantantes e chopes berrantes. Também no Império nossa música popular, cantando e brincando, buscou os caminhos para registrar os fatos do momento e expressar insatisfações e esperanças, muitas vezes trombando com os donos do poder. Franklin Martins