Esta obra tem como finalidade apresentar as principais sínteses teóricas e um estudo empírico realizado sobre a indisciplina em contexto escolar, bem como os principais motivos para a sua eclosão e ensaiar estratégias limitadoras da sua acção. Na verdade e apesar do inegável interesse de todos os estudos realizados neste âmbito, pensámos que seria interessante e importante desenvolver uma investigação local, delimitado por duas escolas do ensino básico e secundário, de modo a confirmar como se perspectiva esta temática. Algumas questões con-cretas serviram de orientação a esta investigação: Em que medida as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dão resposta a uma gestão eficaz na sala de aula? Que influência têm as famílias na vida escolar dos alunos? Em que medida darão as escolas uma resposta adequada a nível das estruturas físicas, materiais e humanas? Existiriam diferenças nos resultados em relação aos alunos das duas escolas? Que importância poderia ter o género dos docentes na perspectiva que estes têm deste fenómeno? A experiência profissional dos docentes influenciaria os resultados? Sendo estas algumas de muitas questões que nos preocupavam regularmente, a investigação realizada nestas escolas permitiu chegar a importantes conclusões sobre este fenómeno. Pelo suporte teórico, pela metodologia utilizada e pelos resultados obtidos, esta obra revela-se de importância significativa para alunos do ensino superior, investigadores e professores, em especial pelo contributo que pode dar à melhoria da actividade docente em contexto de sala de aula.