As autoras e autores dessa coletânea discutem dimensões da experiência com a docência na universidade em cursos de formação em graduação, participação em espaços de proposição de política pública, de projetos de sustentabilidade no campo e os conflitos dos projetos hegemônicos e contra-hegemônicos no contexto atual. O campo aqui, também, é apresentado na dimensão das experiências dos seus sujeitos, na sua pluralidade, e resiliência para constituir a vida social, cultural e econômica sob outras possibilidades, apesar da força que o modelo societário impõe de negação e invisibilidade. Os textos foram apresentados pelas suas relações e interações nas questões abordadas nos trabalhos, e, portanto, organizados em três eixos: 1. Problematizam o contexto do campo e a Educação do Campo; 2. Refletem sobre formação de educadores e docência em Educação do Campo na universidade pública; 3. Relações e interações dos sujeitos do campo em suas expressões de vida. As discussões colocam em evidência a dinâmica do contexto do campo em suas demandas educacionais e práticas educativas construídas e em construção sobre a Educação do Campo e Educação Popular. A nossa saudação aos que se fazem presentes nessa jornada de leitura e práxis pelo trabalho e emancipação humana por meio da Educação do Campo. Desejamos que o livro possa mobilizar outros companheiros na luta teórica e prática em prol de uma sociedade mais humana e menos desigual. Domingos Rodrigues da Trindade Maria Dorath Bento Sodré