O objectivo deste livro é ajudar os estudantes a obter um apoio crítico das questões em torno da inteligência como um tópico na psicologia. Isto é feito através do tradicional modelo de análise de asserções ou pré-concepções que realçam as afirmações comuns e as teorias da inteligência: analisando como estas surgem de diferentes contextos sociais nos quais as diferentes noções de inteligência aumentam ou diminuem, contrastando as concepções populares ou informais com a exigência de uma teoria científica rigorosa. "Compreender a Inteligência é, notavelmente, um bom livro. O que Richardson fez foi dar uma perspectiva bem escrita e compreensível, que dirige a atenção do leitor de forma consistente para as questões mais importantes e consegue evitar as distorções que a simplificação pode facilmente provocar..." British Journal of Educational Psychology "[...] Ken Richardson produziu um contributo apropriadamente abrasivo e provocativamente crítico da psicometria e outras abordagens da inteligência [...]". Times Higher Educational Supplement KEN RICHARDSON é professor no Centro para o Desenvolvimento Humano e Aprendizagem na Open University.