Hoje, mais do que nunca, conhecer contabilidade de custos ajuda a adicionar valor às organizações. Utilizando a cadeia de valor e as informações a respeito de custos de atividade, as empresas podem identificar vantagens estratégicas no mercado em que atuam. Se uma empresa puder eliminar atividades que não adicionam valor, poderá reduzir custos sem ter de baratear o produto para os clientes. Reduzindo custos, pode baixar o preço que cobra dos consumidores, passando a ter uma vantagem de custos sobre seus concorrentes. Ou então pode utilizar os recursos economizados pela eliminação de atividades que não adicionam valor para prestar melhor serviço à clientela. Esta obra foi elaborada nesse contexto, tendo sido aperfeiçoada por uma pesquisa feita com professores de Contabilidade de Custos de várias instituições dos EUA, que sugeriram e comentaram os tópicos e questões que eles consideravam mais importantes no ensino da disciplina. Foram colhidos comentários detalhados de 12 professores e incorporados à versão final da obra. Mais de 70 professores participaram de seu processo de desenvolvimento. O feedback obtido desse trabalho contribuiu para formar as características distintivas e as vantagens deste livro em comparação com outros similares.A pesquisa de mercado apontou que se devem atingir três objetivos: (1) cobrir mais extensamente tópicos contemporâneos, como medidas não financeiras de desempenho, administração da qualidade e usos estratégicos da análise de custos, (2) dar ao livro um foco especial de adição de valor para o cliente - da organização e da contabilidade de custos, (3) enfatizar usos gerenciais e análise crítica.Foram incluídas questões de contabilidade de custos que ocorreram no mundo real. O livro contém inúmeros exemplos e pesquisas da prática. O autor utiliza fotos como instrumento pedagógico, para fazer com que os estudantes pensem a respeito das questões discutidas no texto, e apresenta aplicações gerenciais que desafiam os estudantes a conceber maneiras de adicionar valor às organizações.