Num mercado impulsionado por recursos intangíveis, torna-se mais do que necessário um capital humano otimizado que para assegurar a 'sobrevivência' das empresas. Em muitas organizações, o capital humano continua a ser gerenciado e utilizado de maneiras inadequadas. Esse livro apresenta um sistema de gerenciamento e avaliação que ajuda a identificar os comportamentos, competências, idéias e culturas - dimensões que os autores julgam essenciais para o bom desempenho da força de trabalho -, e a avaliar como essas dimensões podem causar impacto nas estruturas de uma empresa. Os autores definem três desafios que as organizações precisam considerar para maximizar o potencial da força de trabalho - olhar para seu capital humano como investimento em vez de vê-lo como um custo; atualizar o benchmarking com parâmetros capazes de apontar diferentes níveis de impacto estratégico; e fazer com que gerentes e profissionais de RH sejam igualmente responsáveis por incentivar o capital humano a colocar em prática as estratégias definidas pela organização. O livro é um guia para administradores que desejam transformar práticas em resultados estratégicos, e para profissionais de recursos humanos, que oferece lições essenciais para motivar o capital humano visando obter êxito na gestão empresarial.