A obra contém os elementos básicos para análise das condições econômicas das empresas e as ferramentas para desenvolver a estratégia de 'marketing' mais apropriada. A abordagem de temas atuais em matéria de 'marketing' e 'benchmarketing', permitem ao leitor adquirir uma visão abrangente destas modernas ferramentas de atuação nas empresas. Na forma de 'perguntas & respostas', o leitor fica sabendo, entre outras coisas - quais são os ingredientes básicos do marketing, como tornar a sua empresa mais competitiva, que requisitos a empresa precisa desenvolver para bem atender e fidelizar clientes, como lidar com as reclamações dos clientes e o que fazer quando um cliente deixa de comprar da empresa, como desenvolver produtos e serviços que vendem e por que é fundamental ter uma política bem estruturada de preços, como administrar uma força de vendas competente, quando é aconselhável anunciar produtos ou serviços nos veículos de comunicação e como escolher a mídia adequada, como enfrentar a concorrência, como montar um excelente Serviço de Atendimento ao Cliente. A obra é dividida em oito capítulos com tabelas e boxes explicativos/ilustrativos, e traz ainda cases de empresas que melhoraram seu desempenho e alcançaram o sucesso em função de boas estratégias de marketing.