Embora muitos não saibam, uma das finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil é pugnar pela boa aplicação as leis, aí incluída a legislação consumerista. Assim, a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/PR Subseção de Londrina desenvolve um projeto desde 2007 para combater o maior inimigo de todos os consumidores: a ignorância. Com a colaboração do Jornal de Londrina, todas as quartas-feiras há uma coluna escrita por um dos integrantes da comissão. Nela são esclarecidas dúvidas sobre problemas cotidianos dos consumidores. São muitos os temas abordados, como conscientização para o consumo, automóveis, cadastro em bancos de dados, ensino, bancos, saúde, telefonia, dentre muitos outros. Justamente por ser dedicada ao público em geral, as colunas sempre foram escritas em linguagem comum, sem aprofundamento em aspectos técnicos e jurídicos, que apenas interessariam a advogados e juízes. Enfim, entendeu-se que as colunas mereciam uma compilação para servir como material de consulta aos consumidores. Aqui está o resultado de quatro anos de trabalho: mais de 100 artigos, versando sobre 20 diferentes temas. Espero que seja útil para o seu dia a dia. A OAB RECOMENDA: CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO! Bruno Ponich Ruzon