Obra versátil que pode ser adaptada à realidade local.Integra conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.Os capítulos podem ser trabalhados em seqüências diferentes da que aparece no livro. Rigor conceitual.Linguagem acessível aos alunos.Visual que torna a leitura agradável e produtiva.Sugestões de temas para discussão em grupo, pesquisa e trabalhos em equipe. Propostas para reflexão sobre as atitudes individuais.Exercícios que valorizam a capacidade e a criatividade do aluno.Os capítulos se iniciam com uma grande foto vinculada ao cotidiano dos alunos e comobservações feitas por eles mesmos. Assim, é estabelecida uma problematização inicial, que instiga a curiosidade, trabalha conceitos que o aluno já conhece e aumenta a eficiência do aprendizado. O desenvolvimento dos temas respeita a capacidade de compreensão do aluno. Os assuntos apresentados são vinculados ao cotidiano, o que os torna úteis e aplicáveis na vida do estudante. Primeira obra brasileira de Ciências Naturais a utilizar mapas conceituais, poderosos instrumentos didáticos, para professores e alunos, que permitem estabelecer a inter-relação entre os conteúdos conceituais trabalhados.No final de cada um dos volumes o suplemento de projetos propõe uma série com atividades experimentais, que se somam àquelas sugeridas nos capítulos.No Manual do Professor, inúmeras informações otimizam o uso da obra: curiosidades para usar em aula,alerta sobre situações problemáticas que podem aparecer,correlações entre o tema do capítulo e outras partes da obra, sugestões de temas para discussão em grupo e pesquisa,propostas adicionais de atividades com a classe, textos de aprofundamento para o professor,respostas dos exercícios,recomendações de leitura complementar para alunos e professores,detalhados comentários sobre a estrutura da obra,considerações sobre avaliação,sugestões de sites na Internet.