Uma proposta que começa com a leitura de palavras e pequenos textos, prossegue com a iniciação na escrita e avança com a produção textual - práticas extremamente eficazes e que garantem o pleno letramento. A visualização de palavras associadas a figuras é o ponto de partida da metodologia deste livro. Após o contato inicial com palavras associadas a imagens, o aluno é estimulado a identificar as letras do alfabeto. Ele está então preparado para o conhecimento e o trabalho sistemático com letras e sílabas. Cada letra do alfabeto é associada a uma palavra geradora. Com base na palavra geradora apresenta-se um texto, cuja leitura cria o estímulo para o aluno desenvolver as competências de compreender, imaginar, criar. Para isso, são sempre apresentadas questões nas quais o professor pode basear-se para desenvolver a exploração do texto. As atividades para a identificação de letras e palavras e para o entendimento de seu significado são muito alegres e coloridas, atraindo a atenção e despertando o interesse da criança. Para o início da prática da escrita das primeiras letras e palavras são propostas atividades extremamente divertidas e atraen tes em páginas com muito colorido. E para a produção textual a criança começa sempre ouvindo uma história, o que aguça sua imaginação, ponto de partida para qualquer exercício de criação de texto. A variedade de gêneros - poesia, pequenos contos, textos informativos, textos de embalagens, quadrinhos, bilhetes, cartazes, imagens - permite um trabalho completo desde a etapa da alfabetização. Noções básicas de higiene, de ciências, de convivência e cidadania, de matemática tornam o processo de alfabetização realmente significativo e contextualizado. Um complemento com letras e sílabas para recortar constitui um recurso para ajudar o professor a tornar as atividades ainda mais interessantes. Nas páginas do livro, orientações específicas e respostas ajudam o trabalho do professor. No final do volume, um Manual do Professor contém as bases da metodologia e sugestões didático-pedagógicas.