A centralidade das discussões apresentadas no livro evidencia a importância da construção de uma Pedagogia Universitária como fonte de processos formativos e de profissionalização docente. O ponto de partida é o entendimento da universidade como espaço político, marcado por contradições, em que pesem as práticas nela desenvolvidas, forjadas por intencionalidades e pluralidade de ideias e concepções. O sentido eminentemente político da prática pedagógica vincula-se às finalidades e objetivos mais amplos, portanto, requer a consciência crítica com relação a determinadas condições e circunstâncias. A análise indica que a Pedagogia Universitária é um campo em construção, e que, para construir compreensões sobre o conceito, faz-se necessário ressignificar a docência, como expressão de uma profissão dotada de complexidade, articulada ao sentido que tem a universidade, como instituição social, considerada como manancial de produção de conhecimentos e de formação humana. Não se trata de uma categoria específica de teoria pedagógica, mas de sistematizar conhecimentos a respeito da universidade, da formação docente-discente, da docência, dos estudantes, dos processos de ensino-aprendizagem em contexto, das políticas educacionais nos níveis macro e micro. Por meio de experiências concretas de pesquisa, a autora explicita a necessidade de examinar os condicionantes sociais, políticos, econômicos e culturais, assim como as relações que se estabelecem no interior da universidade e com a comunidade na qual está inserida, considerando as questões relativas à formação, à cultura, ao saber, à produção e disseminação do conhecimento.