Apesar de todos os avanc¸os tecnolo´gicos com que contamos hoje na profissa~o, o ensino da Arquitetura acumula a tradic¸a~o de ser mais ou menos da mesma forma como sempre foi, com algumas vantagens e desvantagens. Nem por isso a arquitetura que se produz hoje e´ menos ou mais sustenta´vel, podendo, no entanto, tornar-se bem mais coerente em relac¸a~o ao meio ambiente.Esta afirmac¸a~o se deve ao que aprendemos e ao compromisso que assumimos desde a escola com a nossa profissa~o de tornar o que produzimos o mais coerente possi´vel com o homem, com o lugar e com a tecnologia existente. Quer dizer tambe´m que devemos acrescentar em nossa linha de racioci´nio na produc¸a~o do Urbanismo e da Arquitetura alguns novos aspectos de abrange^ncia que superem os objetivos de so´ atender o presente imediato. Esta superac¸a~o deve transcender de tal forma que a sua existe^ncia e o seu uso venham a beneficiar a vida futura. Para isso devemos aprender a pensar ale´m, a ampliar nosso me´todo de trabalho e a contar com a sintonia e o apoio dos parceiros de produc¸a~o.