A história das campanhas e dos movimentos de alfabetização e educação de adultos levados a efeito no Brasil, principalmente depois dos anos 40, e particularmente a história dos movimentos de cultura popular e educação popular criados no início dos anos 60, ainda não fazem parte da História da Educação Brasileira. Nem mesmo a ampla programação desenvolvida pelo Departamento de Ensino Supletivo do MEC nos anos 70, consta dessa história oficial. No entanto, durante muitos anos foram feitos, e ainda hoje continuam a ser feitos, esforços sistemáticos visando recuperar, processar e analisar a documentação existente sobre aquelas campanhas e aqueles movimentos. O livro de Afonso Celso, decorrente de sua tese de doutorado, é um desses produtos. Apresenta duas experiências: o Sistema Radioeducativo da Paraíba (Sirepa) e a Ação Básica Cristã (Cruzada ABC). O Sirepa foi o único sistema assumido por uma Secretaria Estadual de Educação, operando com emissora própria e com atuação contínua durante 10 anos. Seu itinerário é paralelo ao dos sistemas do MEB, embora com orientação ideológica diversa, e sua experiência revela traços comuns com eles: montagem efetiva da recepção organizada, com supervisão regular, abandono dos programas educativos produzidos e gravados no Rio de Janeiro e elaboração de programas e material didático próprios. A Cruzada ABC, com forte influência americana, por meio dos missionários protestantes e dos quadros da Aliança para o Progresso, além de proselitista em sua maneira de ser, contrapunha-se frontalmente ao sistema Paulo Freire, tido como expressão maior da metodologia de alfabetização do início dos anos 60. Com essas características, fez regredir a concepção de educação de adultos aos anos 40 e 50. O livro de Afonso Celso Scocuglia constitui-se contribuição valiosa para a recuperação e a divulgação de duas experiências significativas de alfabetização e educação de jovens e adultos.