Com o surgimento da World Wide Web, que se tornou o mais importante dos novos meios de comunicação desde a televisão, criou-se um mercado digital em que os consumidores podem procurar pelas melhores ofertas e serviços em um instante. No entanto, muitas empresas não sabem como utilizar este novo meio eficazmente. No livro Webeconomia, Evan I. Schwartz mostra como a nova economia da Web espelha a economia tradicional em alguns pontos, e também exibe na totalidade as propriedades que lhes são exclusivas. Utilizando-se de diversos estudos de empresas como IBM, Volvo, Playboy Enterprises e o banco Wells Fargo, assim como de empresas menores e iniciantes sediadas na Web, Schwartz expõe os êxitos e fracassos na Web. Defindo nove princípios essenciais para o desenvolvimento de sua atividade comercial na Web, o autor procura explicar por que determinadas marcas estão ganhando status e como consolidar a sua. Webeconomia mostra como ganhar o único e raro produto da área com base nessas informações: a atenção das pessoas ocupadas que estão gastando seu tempo com isso. Para tanto, Schwartz aprofunda-se nas novas regras econômicas, nas novas formas de moeda corrente, nos novos meios de fazer negócios de modo global e mostra como dar valor a produtos já existentes e conquistar a lealdade do cliente