este livro reúne quatro belíssimas monografias orientadas voluntariamente por mim, professora katia regina, de alunos do curso de pedagogia da fundação universitária cristã, localizada na região do vale do paraíba, no interior de são paulo. foi de grande orgulho participar desse processo tão importante para meus alunos, mas ao final das bancas fomos percebendo que não podíamos parar por ali. surgiu então a ideia de reunir e publicar tais pesquisas mediante tamanha relevância de se discutir e divulgar temas envoltos à inclusão na atualidade! falar em inclusão escolar é falar de acesso, permanência e educação de qualidade em igualdade de direitos a todos e todas, independente de gênero, etnia, classe social ou qualquer outra diferença/ diversidade que o aluno/a traga à escola. no entanto, a questão é um pouco mais profunda e complexa, pois não basta defender ‘igualdade’ de direitos. farei minhas as palavras de boaventura de souza santos: é preciso lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas é preciso lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza. a frase de boaventura resume meus anseios e minha práxis, bem como os pressupostos deste livro. pois acreditamos que nossos alunos e alunas têm sim diferenças. diferenças que serão respeitadas e exploradas como desafio em nossas práticas pedagógicas! observa-se que não trataremos nossos alunos com diferença de direitos ou exclusão, mas não conhecer e não considerar suas ‘diferenças’ ou necessidades educacionais especiais no cotidiano e na ação pedagógica, pode tornar-se negligência. acreditando na importância de conhecer tais diferenças para só depois, então, explorar as possibilidades, antes de acompanhar as brilhantes pesquisas dessa obra, trago alguns conceitos primordiais na apresentação da mesma.