O tema deste livro de Franc Morandi é a atividade pedagógica e os princípios que a definem. Ele se propõe a analisar as diversas dimensões da pedagogia, começando por suas origens antropológicas e históricas, passando pelas noções básicas e pelas várias correntes de idéias, para chegar à participação dos professores e dos alunos. Na primeira parte, Morandi apresenta as origens históricas do conhecimento popular e erudito da pedagogia. Aborda também o conceito de intenção pedagógica, tido como toda ação voltada para o estabelecimento de uma relação entre o indivíduo e a informação. Para o autor, tal intenção pressupõe uma representação, uma 'teoria do outro", uma "ensinabilidade". Com isso se abre uma perspectiva do pensamento pedagógico, que é ao mesmo tempo uma disposição cognitiva e um desenvolvimento de idéias e sistemas. Na segunda parte são abordados os métodos e os modos de pensamento que norteiam a pedagogia. O autor discute, por exemplo, a questão da transmissão de conhecimento e do desenvolvimento do aluno, assim como a ampliação do espectro metodológico com os modelos de domínio e autonomia, relativos às condições de funcionamento do sistema pedagógico e de trabalho do estudante. Por fim, Morandi examina a aplicação das práticas ao sistema educativo, o que envolve a intenção de ensinar (sistema professor) e a de aprender (sistema aprendiz). O primeiro caso se caracteriza por uma relação assimétrica e por uma atividade conjunta, o que configura uma "pedagogia do professor". No segundo caso, a dimensão da aprendizagem condiciona a atividade: o sistema tende a se tornar uma "pedagogia do aluno".