Novo livro de Zuza Homem de Mello, fruto de mais de dez anos de pesquisas, Copacabana documenta a história completa de um dos gêneros mais importantes da nossa música: o samba-canção. Desde seu surgimento no teatro de revista, com o sucesso da gravação de "Linda flor", por Aracy Cortes, em 1929, até o advento da bossa nova em 1958, o samba-canção foi um dos gêneros preferidos de compositores da estirpe de Ary Barroso, Caymmi, Cartola, Lupicínio, Tom Jobim e até mesmo Noel Rosa, cuja obra, como demonstra Zuza, inclui várias composições que na verdade já eram legítimos sambas-canção. Com o fechamento dos cassinos em 1946, boa parte do meio artístico da então capital federal migrou para boates e clubes noturnos, que se concentraram especialmente em Copacabana, bairro-ícone do Rio de Janeiro. Entre 1946 e 1958 o samba-canção foi o gênero de maior sucesso da música brasileira. Com seu cativante ritmo, propício para se dançar colado ao parceiro, e sua temática romântica, ele invadiu a noite carioca e conquistou o país nas vozes de intérpretes como Linda Batista, Dick Farney, Dalva de Oliveira, Nora Ney, Elizeth Cardoso, Dolores Duran e Maysa - as duas últimas também excelentes compositoras. Ao mesmo tempo que o samba-canção cultivava harmonias mais sofisticadas e modulações, que abriram caminho para a bossa nova, ele tinha também uma vertente extremamente popular, com campeões de vendas como Angela Maria, Nelson Gonçalves e Cauby Peixoto. Estudo amplo, profundo e fartamente ilustrado, este livro tem mais uma qualidade essencial: ele nos faz reviver uma época áurea do Rio de Janeiro, guiados pelo texto vibrante e caloroso do autor, um dos maiores conhecedores de música em nosso país.Novo livro de Zuza Homem de Mello, fruto de mais de dez anos de pesquisas, Copacabana documenta a historia completa de um dos generos mais importantes da nossa musica: o samba-cancao. Desde seu surgimento no teatro de revista, com o sucesso da gravacao de Linda flor , por Aracy Cortes, em 1929, ate o advento da bossa nova em 1958, o samba-cancao foi um dos generos preferidos de compositores da estirpe de Ary Barroso, Caymmi, Cartola, Lupicinio, Tom Jobim e ate mesmo Noel Rosa, cuja obra, como demonstra Zuza, inclui varias composicoes que na verdade ja eram legitimos sambas-cancao. Com o fechamento dos cassinos em 1946, boa parte do meio artistico da entao capital federal migrou para boates e clubes noturnos, que se concentraram especialmente em Copacabana, bairro-icone do Rio de Janeiro. Entre 1946 e 1958 o samba-cancao foi o genero de maior sucesso da musica brasileira. Com seu cativante ritmo, propicio para se dancar colado ao parceiro, e sua tematica romantica, ele invadiu a noite carioca e conquistou o pais nas vozes de interpretes como Linda Batista, Dick Farney, Dalva de Oliveira, Nora Ney, Elizeth Cardoso, Dolores Duran e Maysa as duas ultimas tambem excelentes compositoras. Ao mesmo tempo que o samba-cancao cultivava harmonias mais sofisticadas e modulacoes, que abriram caminho para a bossa nova, ele tinha tambem uma vertente extremamente popular, com campeoes de vendas como Angela Maria, Nelson Goncalves e Cauby Peixoto. Estudo amplo, profundo e fartamente ilustrado, este livro tem mais uma qualidade essencial: ele nos faz reviver uma epoca aurea do Rio de Janeiro, guiados pelo texto vibrante e caloroso do autor, um dos maiores conhecedores de musica em nosso pais.