O livro que apresentamos ao leitor constitui uma mostra da produção científica do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que, desde 2002, vem pesquisando diferentes processos e tipos de aprendizagem, a partir do reconhecimento da aprendizagem escolar como processo complexo. Os diferentes capítulos do livro revelam uma representação da aprendizagem escolar que difere das concepções dominantes, ao considerá-la como um processo que não pode ser compreendido fora da teia de elementos subjetivos constitutivos do aprendiz, assim como dos processos históricos, sociais, culturais e institucionais que configuram os espaços sociais nos quais a aprendizagem se produz. As implicações que uma concepção de tal tipo têm para a prática pedagógica e para a formação de educadores é ilustrada nas práticas pedagógicas e nos resultados de pesquisas apresentados. A concepção de aprendizagem fundamentada e exemplificada na obra resulta em valiosa compreensão dos processos de aprendizagem em qualquer nível e modalidade de ensino, com destaque à análise dos processos de aprendizagem no nível superior avançando na compreensão da aprendizagem escolar na idade adulta, haja vista sua importância social e a relativa escassez de produção científica nesse campo. A obra apresenta interessantes resultados e reflexões sobre os processos de aprendizagem na graduação e na pós-graduação assim como sobre a aprendizagem dos professores. O livro será útil aos professores, em geral, aos coordenadores, supervisores e diretores pedagógicos, aos psicólogos e outros especialistas que se interessam pelas questões da aprendizagem e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, trabalham com a formação no nível superior, incluída a formação de mestres e doutores. Os cursos de Pedagogia, de Licenciatura, os Programas de formação continuada de professores e os Programas de Pós-graduação em Educação, especialmente, podem encontrar nos diferentes capítulos do livro uma rica fonte de ideias para reflexão e debate.