O trabalho de pesquisa realizado coletivamente é um dos maiores e mais difíceis desafios da vida acadêmica, particularmente em nosso país. Grupos de pesquisa, sobretudo aqueles constituídos e instituídos por toda sorte de constrangimentos “legais”, que conseguem desenvolver projetos de maneira inequivocamente coletiva, são raras e honrosas exceções. No interior desse pequeno universo, são mais raros ainda aqueles cujas práticas são fortemente marcadas pela alteridade. Dessa maneira, o Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp apresenta ao público parte da sua produção recente, reunidas nesta coletânea: trabalhos escritos por mãos hábeis de artesãos, mestres no ofício de historiar. O título, Memórias e histórias da escola, evidencia uma concepção da história (da história res gestae) e do ofício de historiar. De acordo com essa concepção, registros de práticas sociais supostamente semelhantes, como as escolares, são passíveis de comparação, pois se parte do pressuposto que existem diferenças nas semelhanças.