Ensino de língua materna... gramática... texto... discurso... discussão antiga, mas sempre em pauta, ou seja, atual! E sob um olhar discursivo, a partir da teoria da Semântica Discursiva, que Cleide Inês Wittke aborda essa temática, em busca de um caminho teórico e pratico pelo qual se possa estudar as "velhas" orações relativas não sob uma perspectiva tradicional (identificando e classificando), mas com base no sentido que constroem, no medida em que atuam no discurso. Será mesmo possível estudar a língua, isto é, as orações adjetivas indo além de sua classificação, investigando-as enquanto elementos lingüísticos que produzem sentido? Você encontrará essa resposta lendo o presente livro, onde constam os resultados obtidos pela autora, ao longo de sua pesquisa, realizada em seus quatro anos de doutorado. "Ensino de Língua materna: PCNs, gramática e discurso" apresenta-se como alternativa de leitura e de reflexão a todos os professores de língua insatisfeitos com os resultados obtidos em sala de aula e preocupados com a melhoria de seu trabalho.