Estudo produzido pelo pioneiro e renomado instituto de pesquisa de tendências e consultoria estratégica, Future Concept Lab, de Milão. O consumidor é ator e autor de suas próprias escolhas de consumo. A idéia central é que o consumidor de hoje é uma espécie de empresa criativa e cada vez mais o mercado deverá estar preparar-se. O Consumo Autoral se propõe a falar do consumidor atual em duas dimensões: a de autor (tendo voz ativa nas suas escolhas de consumo) e a de ator (recusando a banalidade do consumo em favor de uma experiência ativa). "Este consumidor é a figura do futuro", afirma Francesco Morace. Ele não é apenas um consumidor passivo que se adequa às ofertas mas é um protagonista em termos criativos. Nesta perspectiva fica cada vez mais difícil distinguir entre aquilo que nós consumimos e aquilo que nós mesmos produzimos", diz. Nos capítulos que compõe o livro, são analisados doze grupos geracionais distintos que encarnam esta nova condição do consumidor. "Estes grupos geracionais são analisados através de seus valores, modo de pensar, comportamento e vida cotidiana", explica o autor. Na segunda edição, Francesco Morace apresenta e analisa o comportamento desses novos consumidores e faz um novo mapeamento, agora com 12 grupos: Os Lively Kids (4 a 8 anos), Posh Tweens (8 a12 anos), Expo Teens (13 a 18), Linker People (18 a 30), Unique Sons (25 a 35), Sense Girls (25 a 40), Mind Builders (25 a 50), Singular Women (35 a 50), Premium Seekers (45 a 60 anos), Normal Breakers (45 a 60), os Family Activist (60 ou mais) e os Pleasure Growers (60 ou mais).