O livro, composto por 42 capítulos, é dividido em quatro partes. A primeira aborda Temas gerais: a criança normal e remete a algo que a psiquiatria da infância, com suas escalas e screenings, tem se esquecido nos últimos anos: a criança normal, com suas características e peculiaridades. Quatro dos seis primeiros capítulos buscam situar, epistemologicamente, a questão da psiquiatria da infância. A segunda parte é dedicada às Principais síndromes psiquiátricas como os transtornos do espectro autístico, àqueles específicos de aprendizagem, os do desenvolvimento intelectual, o TDAH e os transtornos de conduta. A abordagem dos Principais tratamentos em psiquiatria acontece na parte três que traça a diferença marcante em relação à psiquiatria geral, uma vez que a origem da pedopsiquiatria remete-nos a uma interface médica imbricada com a pediatria, a neuropediatria e a genética. Finalmente, surge a questão da Interdisciplinaridade em psiquiatria, tão discutida e tão pouco aplicada em nosso ambiente, no qual os serviços de saúde baseiam-se ainda em modelos predominantemente hospitalocêntricos que, longe de não terem valor, possuem uma importância específica e característica que deve ser considerada dentro das necessidades e das possibilidades. Cada capítulo foi escrito por profissionais que aliam duas importantes qualidades: são clínicos habilidosos e pesquisadores de excelência. Além disso, caracterizam-se por serem extremamente empenhados no cuidado dos seus pacientes e muito generosos ao compartilhar seu conhecimento.