Este livro reúne textos de mesas e simpósios do X ENDIPE, realizado de 29 de maio a 01 de junho de 2000, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em torno do eixo "Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos", foram analisados os novos desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços e tempos, presentes na sua dinâmica, e as implicações dessa problemática para a formação de professores e para as políticas públicas na área de Educação. Apresentação (Vera Maria Candau), Falar de tempos e espaços (Nilda Alves), Subjetividade, contemporaneidade e educação (Joel Birman), Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura (Marisa Vorraber Costa), Políticas de formação de professores e seu impacto na escola (Silke Weber), Multiculturalismo e processos educacionais (Frei David Raimundo Santos), A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula (Jacques Therrien e Ângela S. Therrien), Espaços e tempos educativos na contemporaneidade: a paidéia democrática como emergência do singular e do comum (Lílian do Valle), Sou neto do Tomé! (Marcos Reigota), Educação, linguagens e tecnologias: as mudanças no mundo do trabalho e as relações entre conhecimento e método (Acácia Zeneida Kuenzer), Linguagens e tecnologias na educação (Nelson De Luca Pretto), Alternativas curriculares e cotidiano escolar (Maria Inês Barbosa)