Na atualidade, a compreensão das complexas relações entre educação e ética representa um dos maiores desafios na formação de educadores. Analisar essas relações constitui a finalidade central deste livro, que reúne textos de um grupo de educadores brasileiros e portugueses, escritos com base em suas pesquisas e experiências docentes e na interação com professores em diferentes processos de formação continuada. É uma obra que reflete, sob diversos aspectos, um certo espírito de nossa época. Ele é o produto não somente de um processo de diálogo e parceria de pesquisa e escrita entre seus autores, mas da utilização de tecnologias e formas de comunicação a distância, que estão transformando a própria ideia de produção científica. A escolha do tema central deste livro deriva de algo muito presente e urgente no cotidiano escolar. Ali, os professores, diariamente, precisam tomar muitas decisões sobre como ensinar, avaliar e interagir com os alunos e muito mais. De um modo intenso, na atualidade, eles precisam saber lidar com inúmeros dilemas éticos que solicitam reflexão, direções e ações educativas. Em sintonia com essa realidade, este livro convida os leitores a analisar um conjunto de questões e reflexões sobre ética e educação e a explorar alguns dos principais desafios que os professores terão de enfrentar ao longo deste século.