TRAJETÓRIA DO PRONERA EM RORAIMA: Realidade e Perspectivas destina-se aos interessados por Educação de Jovens e Adultos em áreas de assentamentos ofertada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Apresenta uma descrição das instituições de ensino e órgãos fomentadores das ações educativas do PRONERA no estado de Roraima, mapeando os municípios, avaliando a estrutura física, contabilizando o volume de recursos financeiros disponibilizados, verificando as distintas modalidades de ensino, o número de alunos formados em cada modalidade ofertada, seus sonhos e evasão, formação e remuneração dos educadores. Verificou-se, ainda, se o ensino era oferecido de forma contínua e regular e como era aplicada a Pedagogia da Alternância de forma que possibilitasse uma educação libertadora e autônoma. A intenção que norteia a prática pedagógica do PRONERA é pautada na justiça social. Porém, a realidade dos projetos de assentamentos em Roraima evidenciou que os governos não têm comprometimento máximo com a precariedade vivida no campo e que diretamente interfere no processo educacional. Não há interesse sério em proporcionar uma formação integral, uma vez que, frequentemente, negam-se as condições necessárias para se realizar a educação de qualidade. Na prática, percebe-se que a educação ofertada pelo programa visa à regulação social, ou seja, preserva os interesses da ideologia dominante maquiada com alguma aparência de justiça social. Mesmo assim, apesar de tanto oportunismo político, o PRONERA foi, em muitos de seus ex-alunos, penhor de melhores dias.