Nesta coletânea o leitor encontrará, não um louvor àquilo que estaria à moda, ou uma delimitação de tendências à maneira daquilo que por ora se segue, mas alguns modos de pesquisar, contribuindo para a disseminação da diversidade de se pensar e pesquisar os problemas da educação (matemática e científica). Essa coletânea tem, portanto, o mérito de oferecer reflexões diferenciadas aos leitores, abordando questões sobre linguagens e práticas culturais na Educação Científica e Matemática, e acentuando tal temática como promissora e pertencente às questões mais contemporâneas na pesquisa educacional. Tanto para a Educação Matemática, quanto para a Educação Científica, o leitor poderá transitar por problemáticas ligadas às concepções, representações ou discursos que sustentam práticas do educador; às práticas, ou modos de se fazer pesquisador; às novas abordagens teóricas que sustentam e constroem uma pesquisa. Trata-se, assim, de uma publicação que atrai a atenção não só daqueles envolvidos com abordagens contemporâneas na pesquisa em Educação Matemática e Científica, mas também àqueles interessados sobre como pesquisas atuais se enredam pelos caminhos da linguagem e das práticas culturais.