O livro aborda, também, o trabalho dos professores coordenadores, responsáveis pela orientação pedagógica do corpo docente que, quase sempre, carecem de subsídios para o cumprimento eficaz de suas funções. Nos diretores de escolas, percebe-se as profundas dificuldades na gestão de instituições escolares, muitas das quais extremamente complexas pelo grande número de atribuições que caracterizam o exercício desse espinhoso cargo. São milhares de alunos e pais, além das centenas de professores, dezenas de funcionários, enfim, um micromundo em constante ebulição sob a orientação, muitas vezes, de gestores inexperientes, porém desejosos de realizar um trabalho de qualidade. Nesse sentido desenvolvemos uma série de reflexões a respeito de procedimentos essenciais na condução de uma escola e melhorias do desempenho desses profissionais. Todavia, não se deve esquecer a responsabilidade governamental na oferta de condições materiais e humanas às escolas públicas, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que somente alcançaremos aquela qualidade através da integração de todos os segmentos do magistério, cada um deles dando a sua cota de colaboração em prol da escola pública que queremos e precisamos.