O livro Fundamentos da escola significativa estabelece as bases do que os autores entendem por escola significativa, abordando quatro temas nucleares - a escola, o ensino, a ação do professor e uma crítica ao sistema de normas disciplinares no interior da escola. O livro tem como propósito fornecer as bases de uma escola possível e que supere um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto tanto pela escola, como pelo aprendizado escolar, que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país. Trata-se do livro inaugural da coleção A escola significativa. A coleção A escola significativa oferece fundamentos teóricos e instrumentos de análise para temas que marcam o dia a dia da escola, com ênfase na escola pública e seus desafios, contribuindo para a gestão da escola e a didática em sala de aula. As soluções propostas estão pensadas com base na articulação entre três eixos: uma atitude empática em relação ao professor e às suas dificuldades, uma compreensão teórica da escola e das dificuldades apontadas pelo professor e, por fim, uma concepção pedagógica que valorize alunos, educadores e instituição escolar.