As relações interpessoais sempre foram educativas, fosse positiva ou negativamente. E o conceito de "relações" é sempre nuclear à compreensão do que sejam as sociedades humanas, ainda que tais relações variem em grau e espécie. Os agrupamentos humanos, como se sabe, têm formas espontâneas e inintencionais de educar, bem como têm desenvolvido, historicamente, modos intencionalmente sistematizados (formalizados) de educar e instruir. As duas modalidades genéricas, aqui focalizadas, seguem sendo conviventes na epopéia humana. Presentemente, nosso mundo vive momento muito delicado e preocupante em termos civilizacionais, com implicações de legítimos questionamentos aos propósitos educacionais. Ocorre que, sendo a sociedade de consumo aquela na qual as coisas valem cada vez mais e as pessoas cada vez menos, uma forte crise de valores desnorteia os povos. Afinal, pais e educadores escolares têm que conviver com deseducações midiáticas e propagandístico-comerciais, precisando conduzir seus educandos por áspera selva de violências socias. Na necessidade de abordar temas de fundamento e discutir questões contemporâneas que vinculam sociedade e educação, este grupo de autores, propositalmente não numeroso, debruçou-se sobre importantes interfaces da educação com o macrossocial cada escritor com franca liberdade ideológica para apresentar sua "leitura". Cremos que a pluralidade de pontos de vista seja do aspectos mais enriquecedores da presente obra, fluindo tal variedade de seu assumido tom interdisciplinar. Professores e alunos da área socioeducacional, bem como os demais interessados na Educação e na nossa contemporaneidade todos estes haverão de beneficiar-se com este livro que, jubilosamente, a Editora Alínea vem de lançar.