As pernas de Marlene Dietrich eram como varinhas de condão, instrumentos finos e hipnóticos que fascinavam milhões, inclusive o detetive Willi que se esforçava por imaginar tais encantos por baixo do terno masculinizado que ela usava na inauguração da mansão de Fritz, um velho companheiro de guerra do inspetor. A mansão, no elegante subúrbio de Grunewald, exalava bom gosto e ostentação, repleta de quadros de Klee e Modigliani. Mas no final de 1932 a ascensão do nazismo era inevitável, e mesmo naquela festa badalada notícias sinistras chegavam a qualquer momento. Apesar de judeu, Willi era admirado em toda Alemanha por capturar criminosos. Naquela noite de comemoração, um telefonema o convoca novamente ao trabalho: o corpo de uma moça, provavelmente norte-americana, aparecera boiando em um rio, na Velha Spandau, um vilarejo digno de cartão-postal na saída da capital. Baseado em fatos reais, Os sonâmbulos é um romance denso e envolvente que conduz o leitor ao submundo de uma Berlim sombria e cada vez mais contaminada pelo medo. Quando a perícia descobre que as pernas da moça jogada no rio foram mutiladas - a fíbula, o osso que vai do joelho ao tornozelo, foi cirurgicamente removida e recolocada na direção oposta, possivelmente por um hábil cirurgião que realizava experiências com corpos humanos -, Willi percebe que não está diante de um crime comum. No entanto, um imprevisto quase o tira das investigações, quando o poderoso general Paul von Hindenburg o convoca para localizar a princesa Magdalena Eugenia, filha de Konstantin Kaparov, rei da Bulgária. Apesar de contrariado, Willi cumpre as ordens. E sem querer, acaba retornando ao seu alvo. Noites antes de desaparecer, Magdalena fora hipnotizada em uma boate conhecida como Klub Inferno. E foi vista pela ultima vez saindo do hotel com um ar autômato, lembrando o comportamento de um sonâmbulo. Intrigados, Willi e Gunther, seu magrelo e sagaz assistente, resolvem conhecer de perto a boate. Composto por um ambiente permeado por caldeirões ferventes de gelo seco que mantinham o local imerso em uma névoa de erotismo permanente, valorizado ainda mais pelas garçonetes com seios à mostra e murais surrealistas sobre o inferno de Dante, o local conta também com a atuação do hipnotizador Gustave, um mágico, fascinado por belas pernas femininas. E esta é apenas a primeira etapa da jornada investigativa do detetive e seu parceiro. A busca por pistas sobre o sumiço de Magdalena revelará detalhes sobre os bastidores da ascensão nazista até então inimagináveis. Com grande habilidade narrativa, Paul Grossman conduz o leitor pelo lado negro da Berlim pré-nazista, com uma prosa que lembra os filmes expressionistas anteriores à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Os detalhes das maquinações políticas que levaram à tomada de poder pelos nazistas são verdadeiros. Os locais, na sua maioria são verídicos. As experiências médicas em seres humanos como os transplantes ósseos, as esterilizações e dissecações em pessoas vivas também aconteceram. Tais fatos, aliados a uma trama muito bem articulada, fazem de Os sonâmbulos um romance perturbador e que instiga o leitor a questionamentos que ainda fazem todo o sentido.