A Educação brasileira, a partir da segunda metade do século XX e início do século XXI, passou por diversas transformações, leis, diretrizes, propostas curriculares e filosóficas pautadas por muitas orientações sociais, políticas, ideológicas. No lastro desses caminhos, os cursos de formação inicial em licenciatura, principalmente o Curso de Pedagogia, foram direcionados a pensar o currículo escolar atendendo, ora de forma genérica, ora de maneira regional, às necessidades de aprendizagem dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (homologada em 2017) provoca cada um desses profissionais a pensar a docência lançando o olhar sobre a BNCC, proposta elaborada após três anos de debates e discussões, valorizando a riqueza de conhecimento regional e local. Como quem está na escola já está construindo seu trabalho diário, reconstruir o Projeto Político Pedagógico é o grande desafio de 2019. O conjunto de artigos que este livro traz provoca a reflexão sobre como a formação profissional pode continuar evoluído ao longo da carreira, dentro das escolas, pesquisando e aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos, incorporando o que é bom, criticando o que discorda, criando novas estratégias de ensino e aprendizagem.