A violência na escola tornou-se uma preocupação mundial. Desafio educativo e político de grande envergadura, infelizmente está longe de ser abordado de forma conveniente para afrontar positivamente este mal planetário e apenas tem alimentado o discurso da «decadência» que serve de álibi a ameaçadoras medidas de regressão. Com rigor de sociólogo, humor e pedagogia, o autor critica estas recuperações e as suas abordagens pseudocientíficas. Reconhecido especialista, espírito independente, não se instala na postura simétrica, bem pensante mas surrealista, de negociação do problema: ele jamais esquece, em tempo algum, a opressão vivida pelas vítimas. O propósito do autor é fornecer a cada um, docente, respons6vel político, ou cidadão comum, uma apresentação objectiva do fenómeno, visto na sua complexidade e em todas as suas dimensões. Uma experiência de terreno com mais de vinte anos, na Europa, na América e em África, o saber teórico adquirido ao longo das suas investigações, uma síntese aprofundada da literatura científica mundial são as suas apostas sérias na elaboração desta obra. Dirige a reflexão do leitor para as estratégias possíveis de fazer face, de forma pragmática eficaz e motivada, ao problema. Aqui é acentuada a importância do diálogo Norte / Sul que, por si, permitirá este renovar de abordagem que exige a «mundialização» do problema. De leitura cativante, tão rigorosa quanto ilustrada por anedotas significativas e episódios de vida, esta obra é um exemplar perfeito da ciência comprometida. ÉRIC DEBARBIEUX, doutor em Filosofia, é professor de Ciências da Educação na Universidade de Bordéus. Educador e professor de crianças e adolescentes, em dificuldades, durante mais de vinte anos. Impôs-se pelas suas investigações a propósito da violência na escola. Dirige o Observatório Internacional da Violência na Escola.