Esta obra pretende analisar as políticas de formação em contextos diversificados, assim como as suas implicações nos planos ético e profissional. Os autores aqui reunidos reflectem particularmente sobre as orientações da formação tendo presente as características das nossas sociedades, adoptando um registo crítico face a algumas interpretações da pós-modernidade, à financeirização dos tempos actuais, às dimensões éticas e identitárias da profissionalidade (com realce particular para a profissionalidade docente), às potencialidades do diagnóstico de necessidades e da avaliação em interacção no processo formativo, às lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos, às tensões entre educação e formação no contexto do mecanismo de aprendizagem ao longo da vida, ao processo crítico de liderança em articulação com a formação, às lógicas ocultas que permeiam a formação, a cidadania organizacional e a justiça. Trata-se, pois, de um livro que pretende disponibilizar um outro olhar, mais analítico e interpretativo, sobre a construção das políticas de formação, sem omitir as suas dimensões éticas e o sentido do desenvolvimento da profissionalidade, referida aos saberes e ao desempenho mobilizados no exercício da profissão.