O livro enfoca a questão da inclusão escolar das pessoas em situação de deficiência, a partir da produção acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES), da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá. Envolvendo graduandos, professores da rede pública, pesquisadores de diversas áreas, alunos do ensino médio, a atuação do grupo pretende articular ensino, pesquisa e extensão na tarefa de produzir conhecimento por dentro da ação pedagógica (seja no ensino médio, seja no ensino superior) que tem relação com as questões da inclusão.. Os textos trazem a problemática gerada pela inserção dos alunos em situação de deficiência na escola comum (da educação inicial á Universidade), enfocando expectativas, angústias, processos formativos, construção de ferramentas pedagógicas para a ampliação do acesso e permanência, questionamentos ao suporte legal do processo inclusivo, aspectos discursivos, entre outras. A maioria dos textos evidencia estudos e intervenções realizados no âmbito local, mas o livro traz também textos de pesquisadoras mais experientes que têm dado suporte á experiência local, evidenciando o diálogo com a produção regional e nacional na construção e reconstrução das leituras acerca da inclusão escolar. Privilegiando, do ponto de vista metodológico, o olhar e o discurso de professores e gestores acerca da inclusão escolar, os textos trazem ainda as percepções do próprio alunado em situação de deficiência, em seu empenho de superar as barreiras que os separam do ensino superior, em ações que envolvem atores diversos do processo educativo e que propiciam novos elementos ao debate.. Ao trazer essas muitas vozes para o diálogo, coloca-se de novos ângulos questões já muito debatidas mas pouco resolvidas, propiciando novas possibilidades de compreensão e de intervenção nas situações educativas (ocorram elas na escola básica ou na Universidade, no ensino sistemático ou nas relações cotidianas).