O ensino de administração e das técnicas, métodos e processos ligados a ela, inclusive processos estratégicos, devem ser influenciados pelos valores, ideologias e cultura de quem ensina e de quem aprende, função das mesmas variáveis encontradas em seu meio ambiente. Os conceitos básicos são universais, mas a sua utilização e aplicação no mundo real não. Esta a razão de utilização de casos que refletem a realidade do meio ambiente brasileiro e do comportamento e valores dos dirigentes brasileiros de empresas brasileiras para ensinar administração e gestão estratégica. O enfoque deste livro parte desses pressupostos. O texto sustenta que cada empresa deve ser administrada da forma mais adequada às características dos seus recursos e de suas circunstâncias e que não há padrão nem receitas de sucesso nem padrão de liderança eficaz. Em suma, o que se pode ensinar é o uso das capacidades intelectuais humanas para gerar 'best practice' (melhor prática) intermitente e continuamente. O melhor sistema é observar dirigentes bem-sucedidos, dialogar com eles e desenvolver a visão do que podia ser feito de modo diferente e melhor. Os casos apresentados, com suas respectivas notas de ensino, perguntas para orientar a discussão e sugestão de respostas a estas perguntas, obedecem a um ordenamento cronológico, procurando acompanhar a evolução do pensamento estratégico no Brasil. Para a melhor compreensão das circunstâncias dos casos, destaca-se uma pesquisa sobre a história recente do Brasil e uma coletânea de dados sobre o Brasil e o texto Bolha Paulista.