O sucesso da empresa depende do uso adequado de estratégias e modelos organizacionais para vencer a concorrência e ao mesmo tempo gerar resultados de forma sustentável. Esta obra analisa as experiências de sucesso de várias empresas frente a este desafio. O Caso INTEL busca entender com maior profundidade as razões que motivaram a empresa ofertar produtos e serviços para o segmento de mercados emergentes, assim como as estratégias de inovação tecnológica utilizada para a atuação nesses mercados. O GOOGLE pertence a um pequeno clube de empresas que apresentam o maior crescimento em tamanho e valor em relação ao prazo para chegar a esses resultados. A SAP ensina como equacionar a decisão sobre a escolha do país para a criação de uma unidade de P&D. A CIELO mostra como foi idealizado e implementado um Centro de Serviços Compartilhados, modelo este sendo usado de forma crescente pelas empresas. O caso é discutido desde o diagnóstico até a análise dos resultados obtidos após um ano de operação. A MAN é um exemplo de sucesso no setor de ônibus e caminhões. O caso analisa a importância da autonomia dada à subsidiária brasileira, resultando e inovações importantes de produtos e em modelo de gestão. A WAHLER é uma empresa alemã do setor automotivo. O caso mostra como a empresa enfrenta a concorrência, combinando estratégia e estrutura para lidar com clientes globais. Especial atenção é dada para explicar como a subsidiária brasileira da Wahler conquistou o mercado dos EUA. O livro apresenta ainda o caso de uma multinacional do setor de cosméticos e de uma empresa brasileira do setor de engenharia. Obra de relevante interesse para executivos, professores e consultores interessados em estratégias e estruturas organizacionais para internacionalização. Ênfase é dada a modelos de negócio e fatores responsáveis pela competitividade da empresa. Leitura complementar para os cursos de MBA e outros programas para desenvolvimento de executivos.