Histórias de jovens com transtornos globais de desenvolvimento e a sua arte, neste livro, buscam mostrar um fazer pedagógico carregado de emoção, desafios e prazer nas invenções. A narrativa das autoras sobre as ações desenvolvidas e sobre a natureza das suas intervenções pedagógicas, em oficina de artes, nos leva a acreditar em alternativas e estratégias de ensino que possam, de fato, qualificar o trabalho pedagógico com esses alunos. As práticas, aqui narradas, foram construídas cotidianamente pelas autoras desta publicação que, com conhecimento e sensibilidade, reinventaram possibilidades de escolarização e participação social de crianças e jovens com TGD. Elas reafirmam o propósito de explorar a arte como uma estratégia de inclusão escolar, valorizando o protagonismo, a pesquisa e a criatividade de crianças e jovens. Como um lugar de vida e de aprendizagens para todos os envolvidos nesse processo, a oficina de artes visuais, ao longo de vários anos, vem propiciando construções de conhecimento importantes aos alunos com TGD, que lá encontram um lugar para a expressão de seus sentimentos, visões de mundo e saberes nos avessos das normas e nos entrelugares, onde cabe o contraditório, o surpreendente, a invenção e o desejo. Todos eles desafiados ao convívio em grupo, cada qual na sua diferença e autor de sua própria história. As diferentes descobertas dos jovens na oficina, aqui preciosamente ilustradas, o contato com diferentes artistas plásticos, as mostras itinerantes dos trabalhos de artes e as visitas a diferentes espaços culturais são alguns exemplos do que vem sendo alcançado por essas educadoras, cujo especial significado se confirma pela satisfação dos alunos e pelo reconhecimento das famílias sobre a importância dessas vivências.