O livro EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: relatos de professores que atuam com alunos com deficiência em sala de aula busca acoplar de forma singela a dimensão conceitual da educação inclusiva com foco no trabalho pedagógico e experiências reais inesquecíveis em sala de aula com alunos inclusos. Relata a experiência de cinco professoras que acompanham e descrevem o seu trabalho com crianças com deficiência e propõe aos leitores a oportunidade de conhecer e compreender, na prática, os desafios da educação inclusiva. Apresenta fatos do dia a dia em sala de aula dos profissionais aqui denominados de segundo professor. Relata algumas angústias e inseguranças no lidar com o desconhecido e os desafios que a escola inclusiva enfrenta. Mas apresenta, sobretudo, histórias de superação, de realizações pessoais e a descoberta de potencialidades significativas dos alunos e das professoras! Enfim, o livro propõe estratégias e reflexões de algumas práticas de ensino para alunos inclusos. Contudo, o relato das cinco professoras possibilita perceber que a maior deficiência, muitas vezes, é a incapacidade do indivíduo amar o seu próximo e que a primeira adaptação que o ser humano precisa realizar para uma ação inclusiva de fato, é a do seu próprio coração!