Este trabalho tem como um dos objetivos buscar a compreensão dos modos como as pessoas vão se constituindo nas relações sociais... como elas vão sendo marcadas pelas palavras, pelos gestos dos outros e como elas, por sua vez, vão marcando os outros também. Preocupada com as políticas de educação, com o funcionamento das instituições, com as condições de vida das pessoas educando e educadores nessas instituições, a autora elegeu como foco das investigações a constituição de pessoas com deficiência múltipla no âmago das relações sociais. A tese que sustenta esse estudo, ancorada em uma perpectiva histórico-cultural, é a de que o desenvolvimento humano é uma construção de natureza social. O impacto ou as implicações desse pressuposto provoca mudanças nos modos de olhar, de proceder, nos modos de investigar. Enfocando tanto os aspectos da história oficial da legislação e da formulação das leis ao que diz respeito à educação ao Brasil, quanto os entremeios do trabalho pedagógico realizado na sala de aula, a autora vai nos dando a conhecer sobre o movimento e a trama das práticas historicamente instituídas e dos modos de participação dos sujeitos nessas práticas. Para realizar as análises, para falar da trama, das relações entre as pessoas, a autora se inspira em Bakthin que nos chama a atenção para o social infiltrado no organismo e trabalha na articulação entre história, discurso e psiquismo. Deste modo, história, psicologia e educação encontram-se profundamente imbricadas no trabalho. E nisso consiste uma de suas contribuições mais significativas.