A inclusão tem sido evidenciada em várias pesquisas acadêmicas destacando-se como escopo de análise dos pesquisadores interessados em acompanhar o andamento dos processos de funcionamento do sistema inclusivo no campo educacional, uma vez que as escolas públicas estão cada vez mais convivendo, em sua rotina diária, com o desafio imposto por lei de atender em sala de aula a todos os alunos matriculados no ano letivo. Essa obra apresenta em seu cerne um fleche de contribuição sobre a rotina diária de algumas crianças com deficiência intelectual que cursavam o ensino fundamento em uma escola pública e o que elas narraram sobre suas experiências. Poder passear com as crianças e descobrir seus sentimentos sobre a escola foi uma experiência valorosa. Outro ponto que ajudou a fundamentar os fatos foi perceber que era uma experiência nova, para os professores, no entanto, eles se mostraram interessados em buscar formação para poder atender melhor as necessidades de todos os seus alunos. Romper os paradigmas que inibem a renovação do sistema educacional e garantir os direitos sociais de todos à educação é o desafio para que se possa melhorar o atendimento de todos os alunos matriculados na escola pública. É bem verdade que a discussão a respeito do tema inclusão tem gerado opiniões diversificadas, mas no final das contas o que para alguns é utopia, para outros, é uma possibilidade de realização.