O autor divide as empresas em quatro tipos - as 'estrelas', líderes de nichos que crescem muito; as 'ponto de interrogação', vice-líderes que crescem; as 'vacas leiteiras', líderes de mercados com baixo crescimento; e as 'cachorros', que correm atrás das outras. O autor explica como é possível transformar uma empresa comum em uma estrela e também como abrir uma empresa-estrela detectando novos nichos de crescimento. Segundo o autor, se você seguir seus conselhos, sua viagem mágica pelo mundo das empresas-estrela vai torná-lo mais confiante, mais ágil e muito mais bem-sucedido. Como transformar uma empresa comum naquela que trilha o caminho do sucesso? Como entender o mundo corporativo e fazer parte dos profissionais que são bem-sucedidos? Richard Koch criou o método "princípio-estrela" e mostra como detectar os novos nichos de crescimento, como utilizar uma nova filosofia de trabalho, como redescobrir a própria empresa. Independentemente de querer entrar para o mundo dos negócios ou entender a empresa em que trabalha, seguir o "princípio-estrela" pode tornar sua vida profissional mais próspera. Segundo o autor, se você seguir seus conselhos, sua viagem mágica pelo mundo das empresas-estrela vai torná-lo mais confiante, mais ágil e muito mais bem-sucedido.