Este livro trata de forma inovadora da elaboração e execução de projetos de consultoria, com base na experiência do autor adquirida em mais de 25 anos de atuação profi ssional. O texto trata da aplicação de ferramentas de diagnóstico empresarial, indica quais são os sintomas e causas de problemas mais comuns dentro das empresas e fornece dicas de quais são as ações necessárias a serem tomadas para a eliminação dos problemas. A narrativa é simples e direta, oferecendo ao leitor as práticas, e não apenas a teoria, de como realizar uma consultoria em qualquer tipo de empresa. O autor ainda traz um conceito de gestão apoiado em três fatores: sistemas, processos e comportamento, com o qual será possível melhorar a gestão de qualquer tipo de empresa e, por consequência, conseguir a continuidade da mesma no mercado. Obra de relevante interesse para gestores de empresas e consultores, ou para quem quer começar a carreira de consultor de maneira mais tranquila. Leitura complementar para as disciplinas Diagnóstico Organizacional, Práticas de Consultoria Empresarial e Planejamento Estratégico dos cursos de Administração de Empresas, Contabilidade, Marketing e Engenharia.