No palco a infância e com ela o movimento, o ritmo, a expressão e as considerações de estudiosos/as distribuídas em nove Cenas (capítulos) que compõem dois atos desse espetáculo, a saber: I Ato espaços da educação infantil e II Ato repertório de atividades. No primeiro Ato a criança é desvelada, os textos descortinam uma criança plural, autônoma, criativa, crítica e expressiva, que não deve ser olhada como um objeto a ocupar um lugar na sala junto aos demais brinquedos que lá estão. No segundo Ato, os/as autores/as contemplam os/as leitores com propostas práticas pedagógicas, não como receitas de bolo, mas como dicas para o ensino-aprendizagem dos conteúdos propostos no Referencial Curricular Nacional. São onze cenas (capítulos) com textos provocativos, reflexivos, descritivos e instigam os/as leitores/as a pensar na sua própria ação como docente e promover possíveis ajustes nas suas propostas pedagógicas. As luzes se acenderam, as crianças estão no palco da infância e o desafio está posto: vamos olhar com mais amor, afetividade e conhecimento a educação que se coloca em cada cena de vida desses pequeninhos.