Esta obra apresenta um minucioso panorama histórico da origem e da evolução do serviço de Supervisão Educacional - das raízes ao quadro atual - no contexto escolar brasileiro em termos de políticas públicas educacionais, Pedagogia e docência. Em um primeiro momento, faz-se uma retrospectiva histórica da Supervisão Educacional no âmbito da escola brasileira, desde seus antecedentes e sentidos clássicos, passando pelo regime colonial (1500-1822) e monárquico (1822-1889), até a década de 1920. Em seguida, apresentamos algumas reflexões acerca da Inspeção Escolar como marco inicial da Supervisão Educacional brasileira na Primeira República (1889-1930) e na Segunda República (1930-1945); bem como sobre a presença do serviço de Inspeção no Estado do Paraná (1853-1930), particularmente à luz do Código de Ensino de 1917. Na sequência, desvelam-se os ranços e os avanços, os limites e as possibilidades do trabalho da Supervisão no contexto educacional brasileiro na década de 1950, em relação ao Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE); nos anos 60, em face das legislações educacionais n.º 4.024/61 e n.º 5.540/68, do Parecer n.º 252/69 e da Resolução n.º 02/69; e na década de 1970, sob a ótica da Lei n.º 5.692/71. Por fim, busca-se analisar os contextos de trabalho, as facetas e os desafios do supervisor educacional na escola dos anos 80, enquanto "especialista" ou "técnico" em educação, e do século XXI, em relação às funções do professor-pedagogo sob o olhar da Lei n.º 9.394/96, do gestor escolar na tessitura do projeto político-pedagógico da escola e do coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores em serviço.