Os conjuntos de textos que se reúnem aqui em forma de livro tratam da atualidade da imagem. Na realidade, trata-se de uma análise aprofundada sobre nossa cultura audiovisual que tem como ponto central tratar o cinema como catalisador da sociedade. Este livro mostra em diversos ensaios como a atualidade das imagens torna-se ininteligível sem uma visão analítica constante de diferentes possibilidades. Assim, os presentes textos estão perpassados por um senso de historicidade e constituem-se de um entra-e-sai na história do cinema, um vaivém reiterado às suas origens. Desse modo, marcados por esse senso histórico, os textos expõem e analisam uma série de linhas discursivas, de debates, polêmicas, tensões, sínteses e metamorfoses pelas quais passou o cinema ao longo de sua trajetória secular. O livro vai tratar com uma ênfase especial, dois domínios do cinema que, na atualidade, constituem objetos de interesse e discussão, indagação e problematização – os domínios do experimental e do documentário. O experimental é visto sob o impacto dos impasses a que chegou a crítica pós-moderna das vanguardas, tendo seu ideal de novidade e espírito futurista postos sob o selo da regressão e do conservadorismo. Já o documentário é visto como tendo uma posição de relevo na cultura audiovisual contemporânea.