Uma obra que propõe uma Educação Física educativa, visando ao mesmo tempo o desabrochar das aptidões do indivíduo e a aquisição das capacidades extraídas do patrimônio humano. Para tanto, a autora associa uma pedagogia de desenvolvimento, que respeita aquela que a criança traz em si, a uma pedagogia de formação, preocupada em proporcionar-lhe mais poderes sobre si própria e sobre o mundo. O livro é dividido em 2 partes: sendo que a teoria aborda a Educação Física e Educação Psicomotora na pré-escola, na escola primária, seguindo com um amplo estudo por faixa etária, desde o ritmo e expressão corporal, expressão livre, percepção, motricidade gráfica até dominação lateral. Ainda na 1ª parte, abordado-se a relação entre a psicomotricidade e a matemática, aprendizagem gestuais e estruturas das sessões psicomotoras metódicas. Na 2ª parte, temos uma proposta de prática com sessões e exercícios de psicomotricidade inclusive em salas de aulas envolvendo 113 jogos específicos para desenvolvimento de Educação Física e a Alfabetização